Temos aqui algumas dúvidas mais frequentes sobre como aumentar a vida útil dos pneus, o intuito da ZEPPELIN PNEUS é de sempre manter nossos clientes informados sobre novas tecnologias e maneiras para utilizar o seu veículo com total segurança e aumentar a durabilidade dos pneus.
A falta de balanceamento das rodas causa uma oscilação do conjunto pneu e roda, o que causa uma trepidação que é transmitida ao volante, reduzindo assim muito a VIDA ÚTIL dos pneus e provocando um grande desconforto ao dirigir.
O recomendado é refazer o balanceamento no máximo a cada 5.000 Km.
Refazer o balanceamento:
Quando os pneus forem substituídos, montados ou desmontados (quando houver rodízio entre eles);
Quando surgirem vibrações e (ou) trepidações;
Calibragem é um item determinado pela montadora do veículo, de acordo com os testes que faz durante a homologação do pneu, portanto, para saber a calibragem correta, consulte o manual do proprietário ou a fabricante do veículo. Veja a seguir as consequências da pressão de ar fora das especificações. Assim como para nós humanos, a pressão também é importante para os pneus, pois se usada de forma incorreta, afeta o desgaste e consequentemente a sua vida útil.
Com a baixa pressão o pneu terá sua área de contato com o solo alterado, o que provocará um desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. Outras consequências: superaquecimento, quebras e separações dos componentes da estrutura do pneu.
O excesso de pressão também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando também um desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a vida útil do pneu. Nunca imagine que a alta pressão compensará a sobrecarga! Um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado. O pneu fica mais suscetível a cortes e impactos, além de sacrificar o conforto ao dirigir.
O nitrogênio apresenta menor alteração de pressão e temperatura após longos percursos, podendo aumentar a vida útil do pneu (perceptível mais em pneus de caminhão devido ao maior tempo de rodagem e temperaturas, mas claro, dependendo das condições de uso).Usando nitrogênio, deve-se utilizar a mesma pressão recomendada para o ar comprimido.Pode-se misturar o nitrogênio com o ar comprimido, porém misturando os gases, haverá perda de algumas vantagens físicas do nitrogênio. É recomendável que o usuário utilize um ou outro gás.
Com relação à questão de adequação de medidas, recomendamos que o você consulte o manual de seu veículo pois é a montadora quem realiza testes e determina qual é a dimensão de pneu que mais se adequa à necessidade do seu carro. Geralmente osmanuais informam uma medida que é equipamento original do carro e outra que é opcional.
Não determinamos durabilidade para nossos produtos em termos de quilometragem pois o rendimento em quilometros esta ligado a fatores que não conseguimos controlar como: tipo de terreno, tipo de clima, forma de conduzir, manutenções no veículo e pneus, rodízio a cada 5.000km, calibragens semanais e outros.
Para se obter o máximo de rendimentos de seus pneus, efetue um rodízio a cada 5.000 km. O rodízio serve para compensar as diferenças de desgastes, permitindo um aumento de quilometragem e eficiência.
Efetue o rodízio dos pneus conforme as indicações abaixo:
Respeitar sempre o sentido de rotação, quando este for indicado nos pneus;
Para caminhões e ônibus, no rodízio devem ser respeitadas as regras estipuladas na legislação, ressaltando que pneus reformados e pneus desenhos diferentes não podem ser instalados no eixo dianteiro do veículo;
Para que você possa transitar com segurança e saiba o momento exato de trocar os pneus, atente para os indicadores de desgaste, localizados no alto costado e marcados com símbolo ou as letras TWI. Na direção dos indicadores, atente para as marcas em relevo na base dos sulcos. Estas marcas indicam que o pneu atingiu o nívl máximo de desgaste (1,6 mm de profundidade no sulco da banda de rodagem). Pneus nestas condições devem ser imediatamete substituídos, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro, pois comprometem a segurança do veículo.
A armazenagem de pneus deve ser feita em local seco e livre de matérias químicas. Os pneus devem ser limpos e cobertos a fim de evitar o acúmulo de água e a proliferação de insetos. A armazenagem por períodos superiores a 4 semanas deve ser feita na posição vertical, em prateleiras com altura mínimas de 10 cm do solo. Veículos que permaneçam parados por longo período devem ser suspensos por cavaletes, para evitar deformações nos pneus.
Os hábitos e costumes de cada motorista têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus do seu carro.
Evite buracos e obstáculos. Os impactos e atritos podem causar avarias irreversíveis aos pneus;
Alta velocidade causa o flexionamento excessivo da carcaça e superaquecimento dos pneus, acelerando seu desgaste;
Evite fazer curvas em alta velocidade. Essa situação força o arraste dos pneus e causa um desgaste mais na área do ombro;
Evite freadas ou arrancadas bruscas. Essa prática favorece o desgaste irregular e acelerado da banda de rodagem.
O alinhamento da direção pode prolongar a vida de seus pneus. A direção desalinhada faz com que o pneu se arraste lateralmente nas retas, provocando desgastes irregulares, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo. Pneus que "cantam" nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas, são sintomas de desalinhamento.
Recomenda-se verificar ou refazer o alinhamento, no máximo, a cada 5.000 Km.
Refaça o alinhamento:
*Após fortes impactos;
*Quando constatado desgaste irregular dos pneus;
*Quando os pneus forem substituídos ou houver rodízio entre eles;
*Quando forem substituídas peças da suspensão.
*Para que seu carro não saia da linha, você precisa saber de alguns detalhes de como, quando e por que se deve fazer o alinhamento de rodas. O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento. Para entender melhor a importância do alinhamento, verifique os itens a seguir.
Aqui vão algumas dicas de quando se deve fazer alinhamento:
A partir de 1 de Novembro de 2012, entra em vigor a nova etiqueta de pneus da UE. Ela é obrigatória para todos os pneus novos fabricados a partir de 1 de Julho de 2012.
As poupanças efetivas de combustível e a segurança rodoviária dependem estreitamente do comportamento do condutor e designadamente dos 3 fatores seguintes:
Ela permite fornecer ao consumidor uma informação transparente sobre o consumo de combustível, as características de segurança em piso molhado assim como as emissões sonoras do pneu à venda.
B. Como ler as informações da etiqueta de pneus ?
1. Economia de combustível e descarga de CO²:
Ela indica o nível de resistência ao rolamento, a escala de avaliação varia de A (mais económico) a G (menos económico).
As poupanças de combustível conseguidas anualmente com o melhor pneu, comparativamente ao pior, são de cerca de 90 litros. Ao longo da vida útil do pneu, as poupanças de combustível atingem cerca de cinco depósitos (ou seja 240 litros para um consumo médio de 7 litros aos 100 km e uma quilometragem anual estimada de 15.000 km para uma vida útil do pneu de 40.000 km).Valor de base por notação.
2. Aderência de pneus em piso molhado:
Ela indica o desempenho da travagem em piso molhado, a escala de avaliação varia de A (distância de travagem mais curta) a G (distância de travagem mais longa).
Este critério é calculado sobre a capacidade do pneu de travar um veículo lançado a 80km/h.
A diferença entre cada nível corresponde ao comprimento de um a dois automóveis (ou seja cerca 3 a 6 metros). As distâncias de travagem aumentam consideravelmente para pneus que tenham uma notação elevada.Não avaliado: a partir de 01/11/2014 os pneus de indicação F e G já não serão mais comercializados na UE.
3. O ruído de rolamento externo:
Ela indica o ruído de rolamento medido no exterior do veículo. Esta notação é expressa com dois valores.
Actualmente, a norma europeia é de 3 barras preenchidas, a partir da qual o cálculo foi efectuado. A partir de 2016, a norma será de 2 barras preenchidas (ou seja cerca de 3 decibéis (dB) abaixo da actual).
As expectativas desta notação:
A Zeppelin Pneus atua no comércio de pneus multimarcas, buscando o melhor custo benefício para seus clientes, atendendo com excelência desde 2006 e vendendo com 100% de qualificações positivas, contamos com loja física e com o diferencial de não cobrar montagens e bicos de pneus convencionais.
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